3 de mai. de 2014

Thiaguinho e Emicida, a melhor dupla de ataque musical da Copa, por enquanto

É quase um contrassenso. O país do futebol, o país da Copa, e por que não, o país da música - porque esta a maior expressão artística do Brasil aqui dentro e lá fora, ainda não tem uma ~música oficial da Copa~ decente. "We Are One" (aquela com Pitbull, J Lo e Claudia Leitte) e "We Will Find A Way" (com Santana e Alexandre Pires) só são chamadas de música da Copa porque foram encomendadas pela dona Fifa. No fim das contas, com a necessidade de se comunicarem com uma audiência global, e com uma linha percussiva feita em laboratório para emular referências brasileiras, traduzem mais o espírito de um comercial do Mc Donald's que de um campeonato mundial de futebol.

Mas eis que uma música lançada no ano passado, para comemorar o título da seleção Brasileira na Copa das Confederações, também sob encomenda, mas da Nike, parece ter mais apelo para o torcedor brasileiro (a quem mais interessa esta Copa, pelo bem e pelo mal) que espera um "hino" para torcer. É "Mostra Seu Jogo", parceria de Emicida e Thiaguinho. O rap de Emicida, que abre a música, sai do óbvio, com versos cifrados que trazem mensagem mais combativa e menos celebratória e ritmado com um certo peso roqueiro e alguns batuques. A parte de Thiaguinho apela mais para quem espera algo mais ufanista, na linha "pra frente, Brasil" - o caminho mais óbvio, mas ainda assim passa longe aspecto plastificado das músicas oferecidas pela Fifa. E olha só que importante: ela ainda tem um refrão fácil, que pega.

Provavelmente ciente desse potencial, Thiaguinho relançou a música esta semana, rebatizando-a de "Força, raça e fé" e apresentado-a como a sua música para a Copa. A regravação acabou ganhando introdução e desfecho mais melodramáticos e desnecessários, mas, por hora, ainda é o melhor que está tendo.

Abaixo, as duas versões: a de julho do ano passado, lançada logo após o título da seleção brasileira sobre a Espanha, e a divulgada esta semana por Thiaguinho.




0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.