3 de mai. de 2014

"In It For The Money" é o nome de um disco do Supergrass, mas se aplica ao espírito dos quatro libertinos

Pego emprestado do blog do Mauricio Stycer, que escreve sobre TV, o "Troféu Sinceridade", dado a personalidades que falam a verdade sem mimimi. Como o assunto aqui é música, o troféu vai, com muito orgulho, para Pete Doherty, que nesta semana disse que o Libertines aceitou fazer o show de retorno da banda no Hyde Park, em julho, pelo dinheiro (que não é pouco). E mais: disse que, lá no início dos anos 2000, a banda aceitou assinar com uma gravadora também por razões financeiras.

Certíssimo esse menino Pete. Afinal, quem recusaria um frila de 500 mil elizabetinhas? - meio milhão de libras é o pagamento que ele e Carl Bârat, seu companheiro de banda, receberão cada um pelo show. Num mundo em que eu, você e outros milhões já não gastamos mais nosso dinheiro comprando os discos das nossas bandas preferidas porque achamos mais justo baixar tudo de graça na internet, é justo também que os artistas procurem outras vias para faturar. E num mundo em que todos têm contas e impostos a pagar, desconfio muito que haja a pura "arte pela arte" - e isso não a torna obrigatoriamente menos autêntica.

A propósito, o "dilema" música x dinheiro foi uma pauta quente na semana e chegou também aos domínios do Oasis. Depois que Liam Gallagher tuitou as letras O A S I S na base da trollagem, fazendo todo mundo achar que este poderia ser um sinal da volta de sua ex-banda, o resto do grupo foi instado a comentar o tópico "volta do Oasis", e sabe-se que uma negociação para tal fatalmente envolveria muitas cifras.

O engraçado é que, apesar de a turma Gallagher nunca ter economizado na sinceridade, a motivação financeira para um hipotético retorno da banda foi colocada (com sinceridade ou não, vai saber) em segundo plano. Noel Gallagher disse que voltaria com o Oasis por meio bilhão de libras, mas também por meio bilhão de camisinhas, de sachês de chá ou de potes de macarrão instantâneo. Já o guitarrista Bonehead, que andou tomando umas cervejinhas com Liam por esses dias, foi mais franciscano ainda e disse que tocaria em um retorno do Oasis "por nada". Então tá.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.