21 de mar de 2014

Erguei as mãos e dai glória aos irmãos que ainda compram discos

Resposta para a pergunta do título deste post: majoritariamente, católicos e fãs de música sertaneja (principalmente os que preferem Paula Fernandes). Os padres cantores e alguns dos principais nomes do sertanejo dominam a lista de discos mais vendidos no Brasil em 2013, conforme levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). Juntos, eles respondem por 11 dos 20 discos que mais saíram das lojas para a casa do consumidor no ano passado.

Paula Fernandes é a artista mais bem-sucedida da lista, com três títulos entre os campeões de vendas. Luan Santana (que emplacou dois discos na lista) e as duplas Victor & Leo, Jorge & Mateus e Zezé Di Camargo & Luciano, com um título cada, completam o reinado do sertanejo no mercado tradicional de discos - são oito das 20 posições da lista.

Os padres cantores Marcelo Rossi (o recordista em vendagens de 2013), Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti formam o segundo pelotão de bons vendedores. Se acrescentarmos a cantora gospel Damares e a coletânea "No Coração da Jornada", com temas da Jornada Mundial da Juventude, ao time de padres, veremos que a fatia religiosa, como um todo, responde por um quarto dos discos mais vendidos (cinco títulos no total).

Roberto Carlos, em sua condição de rei, repetiu o sucesso comercial do EP "Esse Cara Sou Eu" e emplacou mais um EP entre os mais vendidos, "Remixed", o vice da lista. Anitta, em sua condição de grande revelação comercial de 2013, também está na lista com seu disco homônimo.

A lista ainda reafirma uma marca de décadas do mercado fonográfico brasileiro que é a prevalência do consumo de música nacional. Demi Lovato, One Direction e Lady Gaga são os únicos representantes estrangeiros dentre os mais vendidos.

Só não vale deduzir deste levantamento que os demais gêneros estão em baixa no país. Comprando menos, pirateando ou baixando, há gente ouvindo de tudo e o que bem entende, diante de uma oferta exorbitante, bem longe dos filtros medidores do mercado.

Veja a lista completa dos 20 discos mais vendidos no Brasil em 2013:

1) "Já Deu Tudo Certo" (EP) - Padre Marcelo Rossi
2) "Remixed" (EP) - Roberto Carlos
3) "Um Ser Amor" (EP) - Paula Fernandes
4) "Edição Especial" - Paula Fernandes
5) "Anitta" - Anitta
6) "Multishow Ao Vivo" - Paula Fernandes
7) "O Nosso Tempo é Hoje" - Luan Santana
8) "O Maior Troféu" - Damares
9) "Faça-me Crer" - Padre Reginaldo Manzotti
10) "Midnight Memories" - One Direction
11) "Canções Mágicas Disney" - Vários
12) "Te Esperando" (EP) - Luan Santana
13) "No Coração da Jornada" - Vários
14) "Sambas de Enredo 2014" - Vários
15) "Viva Por Mim" - Victor & Leo
16) "Artpop" - Lady Gaga
17) "Queremos Deus" - Padre Fábio de Melo
18) "Live in London - At Royal Albert Hall" - Jorge & Mateus
19) "Teorias" - Zezé Di Camargo & Luciano
20) "Demi" - Demi Lovato




0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.