10 de mar. de 2014

Ney Matogrosso, Tim Maia, Frankie Valli, James Brown e Jimi Hendrix vão estar nos cinemas
Agora que as estatuetas do Oscar foram entregues e que 2014 começou pra valer, com a passagem do Carnaval, já estamos autorizados a colocar o foco naquilo que o cinema nos reserva neste ano. Pra quem gosta de cinebiografias e documentários sobre ícones musicais, a safra é promissora. Ney Matogrosso, Tim Maia, os Four Seasons, James Brown e Jimi Hendrix estão no cardápio de estreias previstas para os próximos meses. Veja:




Olho Nu, sobre Ney Matogrosso
Apresentado como um filme-ensaio sobre o cantor, é um mosaico de memórias antigas e recentes do artista construído a partir de 300 horas de imagens guardadas pelo próprio Ney e outras 200 feitas especialmente para o longa. A direção é de Joel Pizzini. O filme já circulou por alguns festivais no Brasil e vai se transformar em série a ser exibida pelo Canal Brasil.
Previsão de estreia: 8 de maio




Jersey Boys, sobre Frankie Valli e os Four Seasons
Com direção de ninguém menos que Clint Eastwood - o que já justifica a ida ao cinema, é a cinebiografia do conjunto vocal dos anos 1960 que deu ao mundo o hit romântico "Can't Take My Eyes Off You". O foco maior será na trajetória do líder do grupo, Frankie Valli, interpretado pelo ator e cantor John Lloyd Young, que viveu Valli no musical da Broadway homônimo ao filme.
Previsão de estreia: 26 de junho




Tim Maia
Cinebiografia do Síndico baseada no livro Vale tudo – O som e a fúria de Tim Maia, de Nelson Motta, que também serviu de referência para o musical que rodou teatros brasileiros no ano passado. Tim Maia será vivido por Robson Nunes (que interpretou o artista no especial da Globo Por Toda Minha Vida) na fase adolescente e por Babu Santana na fase adulta. A direção é de Mauro Lima (Meu Não é Johnny).
Previsão de estreia: 31 de julho




Get on Up, sobre James Brown
Cinebiografia que retraça a história do menino pobre que se converteu no Godfather of Soul. Quem vive Brown é Chadwick Boseman, que recentemente fez o papel de outro ícone negro nos cinemas: Jackie Robinson, primeiro jogador negro da liga de beisebol dos Estados Unidos cuja história foi retratada em 42 - A História de uma Lenda (2013). A direção é de Tate Taylor e a produção, de Mick Jagger, que conviveu com o cantor nos bastidores da música nos anos 1960 e 1970.
Previsão de estreia: 1º de agosto nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de estreia no Brasil




Jimi: All Is By My Side, sobre Jimi Hendrix
É muito provável que a tradição de títulos com tradução esdrúxula aqui no Brasil resulte em algo como Um Ano Na Vida de Jimi Hendrix. A narrativa sobre o guitarrista que é levada para o cinema está condensada nos anos de 1966 e 1967, período em que o músico saiu de Seattle para Londres, formou a Jimi Hendrix Experience e viveu o auge de sua produção artística. O longa inglês, que será exibido pela primeira vez em território norte-americano nesta semana, na mostra de filmes do monstruoso festival South by Southwest, ganha fôlego em momento preciso: a direção e o roteiro são de John Ridley, que levou o Oscar de melhor roteiro adaptado pelo já consagrado 12 Anos de Escravidão. Já Hendrix é vivido por Andre 3000, vocalista do duo Outkast, que volta aos palcos nos próximos meses após hiato de sete anos.
Previsão de estreia: será lançado no circuito comercial no verão do hemisfério norte. Ainda não há previsão de estreia no Brasil


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.