14 de fev. de 2014

Combo Katinguelê + Exaltasamba + Art Popular

O rock já está razoavelmente acostumado com os supergrupos. Os fulanos das bandas X, Y e Z se juntam e dão origem a um combo badalado. Caso do Atoms For Peace (Flea + Thom York + Nigel Godrich) e do Dead Weather (Jack White +  Alison Mosshart  + Dean Fertita). Agora é a vez do pagode entrar na onda.

Salgadinho, Chrigor e Márcio Art, representantes, respectivamente, do Katinguelê, Exaltasamba e Art Popular, três dos gigantes do pagode que dominou o cenário musical do Brasil nos anos 1990, lançam hoje o projeto Amigos do Pagode 90. Eles abrem em São Paulo uma turnê que pretende atravessar 2014 e durar até 2015.

Em entrevistas, o trio fala em resgatar "a era de ouro do pagode", diferenciando-se dos supergrupos tradicionais que, normalmente, se juntam para produzir material novo. É que, de fato, o projeto inevitavelmente nasce embalado pelo revival da década de 1990 (natural sucessora na fila da memória nostálgica, agora que já está virando ressaca o revival oitentista) e, em particular, do pagode noventista, que ganhou recentemente aquela graça do filtro retrô - vide o Raça Negra ganhando tributo indie e o Molejo virando queridinho na internet.

Além da turnê, foi lançado single com um pot-pourri de sucessos de cada um dos grupos: "Temporal" (Art Popular), "Recado à Minha Amada" (Katinguelê) e "Telegrama" (Exaltassamba). A promessa é de que virá mais coisa por aí.


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.