28 de ago. de 2012

Como uma grande coincidência e com datas muito próximas, chegaram ao Brasil, nos cinemas, "Rock of Ages" e "Aqui é o Meu Lugar", e nas livrarias, "Popcorn - O Almanaque dos Filmes de Rock". O primeiro filme, que trata da cena rock de Nova York dos anos 1980, e o segundo, que coloca Sean Penn como um roqueiro em fim de carreira, caberiam perfeitamente na lista de filmes que o jornalista britânico Gary Mulholland faz em "Popcorn". Só não estão lá porque, obviamente, são mais recentes que a edição do livro.

Mas o que importa é que Popcorn faz uma compilação de cem filmes que orbitam em torno do rock (mais enquanto cultura e comportamento e menos enquanto gênero musical), revelando como duas indústrias (a da música e a do cinema) encontraram um prolífico casamento (como bem demonstrado no prefácio). A saber, filmes de rock, para o autor, são aqueles que tratam de um astro pop, seja na ficção ou na realidade ("The Doors - O Filme", "The Wonders"), os musicais ("Grease"), os que tratam de bastidores da indústria da música ("Josie e As Gatinhas"), os documentários ("Os EUA contra John Lennon"), as comédias ("Escola do Rock") ou os comportamentais ("Easy Rider"). Cada filme tem sua análise, nada isenta por sinal, mas como Mulholland deixa esse aspecto claro e o faz com certo humor e sarcasmo, tudo fica mais interessante.

Só não se engane com o subtítulo do livro, que começa por "almanaque". Existente só na versão traduzida para o português, provavelmente deve ter sido uma jogada esperta da editora, tendo em vista a mania de almanaques que há um tempo surgiu no mercado editorial brasileiro e tem se mostrado bem sucedida. De almanaque, a linguagem gráfica do livro não tem nada. É texto, texto, mais texto e somente texto em longas 420 páginas. Ao final, há algumas páginas com fotos de cartazes e cenas de alguns filmes citados. Um despiste que não engana. Desnecessário esse truque porque, além da singularidade do livro, a edição brasileira ainda tem apresentação de Kid Vinil e prefácio de Rubens Ewald Filho, que muito acrescentam ao conteúdo da publicação.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.