6 de abr. de 2010



Palmas pra Fifa! Finalmente conseguiram escolher uma música para ser tema oficial da Copa do Mundo que não é baranga nem desnecessariamente dramática. Talvez o segredo esteja no fato de que a música em questão, "Wavin' Flag", do rapper somali K'naan, não tenha sido composta especialmente para a competição.

Uma das faixas de seu segundo álbum, "Troubadour", ela fala da superação de um passado de guerras e pobreza (problemas típicos do país de origem de K'naan), sugerindo com muita naturalidade aquele espírito de empolgação e celebração, que tanto serve para a trajetória vitoriosa narrada na música quanto para a mobilização que uma Copa do Mundo provoca nos torcedores.

Quem não se convenceu de que a música é legal para simbolizar a competição deste ano, compare-a com os temas oficiais de copas anteriores:

Alemanha, 2006: "Time of Our Lives" - Il Divo & Tony Braxton
Lembra tudo, menos a excitação de uma Copa do Mundo. Cairia bem como trilha de um dramalhão ou de uma daquelas animações em 2D da Disney da década de 90.



Japão e Coréia do Sul, 2002: "Boom" - Anastaciainha
Musiquinha pra tocar naquelas baladas beeeeem ruins.



França, 1998: "La Copa de La Vida" - Ricky Martin
Pode fazer um desavisado pensar que a França fica em algum lugar entre o México e a Patagônia.



EUA, 1994: "Gloryland" - Daryl Hall & Sounds of Blackness
Representa o que existe de mais barango no pop norte-americano. A única imagem que me vem à mente é de uma aspirante a Mariah Carey cantando essa música no American Idol - com direito a movimentar o braço para cima e para baixo na hora das notas mais altas, do jeito que Mariah gosta.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.