16 de abr. de 2009

O comércio de música digital no Brasil cresceu 79,1% em 2008, segundo balanço anual da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). No ano, esse tipo de comércio faturou R$43,5 milhões. Desse total, 22% foram gerados por downloads via internet e 78% por vendas de música pelo celular. Apesar do alto crescimento, a música digital representa hoje só 12% do mercado fonográfico brasileiro.

O Jota Quest foi o campeão de vendas no segmento no ano passado. De acordo com listagem disponível no site da ABPD, a banda mineira atingiu a marca de 500 mil downloads em cinco canções: "Palavras de um futuro bom", "Mais uma vez", "Dias melhores", "De volta ao planeta" e "Até onde vai". A cantora Alanis Morissette, com a música "Underneath", e o cantor Lenny Kravitz, com "Are you gonna go my way", também alcançaram a marca. O meio milhão de downloads concede ao artista o prêmio de "download de diamante".

Desde novembro do ano passado, a ABPD - responsável por emitir os certificados de disco e DVD de ouro, platina e diamante - premia também os artistas que atingem altas vendagens no meio digital. Além do download de diamante, a Associação concede o certificado de download de platina (100 mil downloads) e ouro (50 mil).


O padre é pop
Ainda responsável pela maior fatia do mercado de música brasileiro (61%), as vendas de CDs registraram em 2008 crescimento de 2,3%. As vendas de DVDs caíram 1,3%. Os dados também são da ABPD.

Nos dois segmentos, os campeões de vendas foram padres. O CD "Vida", do Padre Fábio de Mello, foi o mais vendido no país no ano passado. Entre os DVDs mais vendidos, o primeiro lugar ficou com "Paz sim, violência não (Volume 1)", do Padre Marcelo Rossi, que também ficou com os segundo e sexto lugares dos CDs mais vendidos, com os dois volumes de "Paz sim, violência não".

Veja a lista dos 10 mais:

10 CDs mais vendidos em 2008

Padre Fábio de Mello - Vida
Padre Marcelo Rossi - Paz Sim,Violência Não
Victor & Leo - Borboletas
Victor & Leo - AoVivo Em Uberlândia
Ivete Sangalo - Multishow AoVivo No Maracanã
Padre Marcelo Rossi - Paz Sim,Violência Não (Volume 2)
Zezé Di Camargo & Luciano - Zezé Di Camargo & Luciano (2008) Sony Music
Roberto Carlos - Roberto Carlos e CaetanoVeloso e A Música de Tom Jobim
Ana Carolina - Multishow AoVivo “Dois Quartos”
Leonardo - Coração Bandido

10 DVDs mais vendidos em 2008

Padre Marcelo Rossi - Paz Sim,Violência Não (Volume 1)
Ivete Sangalo - Multishow AoVivo No Maracanã
Ana Carolina - Multishow AoVivo “Dois Quartos”
Marisa Monte - Infinito Ao Meu Redor (Duplo)
Victor & Leo - AoVivo Em Uberlândia
Claudia Leitte - AoVivo Em Copacabana (Duplo)
Xuxa - Só Para Baixinhos 8
AmyWinehouse - I ToldYou IWas Trouble
Roberto Carlos - Roberto Carlos e Caetano Veloso e A Música de Tom Jobim
Alexandre Pires - Em Casa AoVivo

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.