9 de set. de 2014

Se você não sabe quem é essa moça, faça o favor de saber

Quase ninguém sabe que Kathleen Hanna é a moça que um dia pichou "Kurt Smells Like Teen Spirit" no muro da casa do vocalista do Nirvana, desencadeando no músico a ideia para um dos principais hinos do rock nos anos 1990 e um dos responsáveis por fazer o rock alternativo furar a barreira do mainstream. A maioria (dentro, infelizmente, de uma minoria que vai a fundo no underground da década do grunge) sabe que Kathleen foi vocalista da banda Bikini Kill e fundadora do movimento riot grrrl, que colocou o feminismo na pauta do rock naqueles mesmos anos 1990.

É maravilhoso que o legado maior da artista seja o mais conhecido, mas é saudável também que pequenos detalhes de sua bela biografia venham à tona para uma audiência maior, e finalmente os diferentes pesos dessa mesma história ganham relevo em "The Punk Singer". O documentário, em cartaz no Brasil no Indie Festival, em BH e São Paulo, é a cinebiografia da artista, com direção da estreante Sini Anderson, amiga pessoal de Hanna.

O formato do filme segue os moldes tradicionais de um documentário, mas não perde o brilho por resgatar a história da moça em um momento em que há muita história pra contar. Após o despertar para o feminismo e atividade no Bikini Kill até 1997, Kathleen fez um disco solo e fundou duas outras bandas, Le Tigre e The Julie Ruin.

Nesse meio tempo, foi diagnosticada com a doença de Lyme, desencadeada por uma bactéria que afeta funções neurológicas e musculares. O diagnóstico tardio, como foi o caso de Kathleen, torna os efeitos da doença ainda mais forte - o The Julie Ruin teve que suspender os planos de uma turnê neste ano justamente por causa do estado de saúde da artista. O documentário também brilha quando toca no assunto da doença ao ser informativo e nada piegas.

Uma das grandes histórias do rock que faltava ser contada. Não falta mais. Que tenha bastante gente pra conhecer essa história é o próximo passo.


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.