23 de mai de 2014

Pharrell CHO-CA-DO porque descobriram a fórmula dos sucessos dele

Why the hell esse tal de Pharrell consegue fabricar tantos hits? A pergunta que você já deve ter feito para si mesmo encontra resposta na sacada do inglês Mark Savage, que atende pelo nome de Mr. Disco Pop no Soundcloud. Ele compilou uma série de músicas produzidas por Pharrell, desde o primeiro, em 1992 ("Right Here", do SWV, grupo vocal feminino pré-TLC e pré-Destiny's Child), até mais recentes, como "Gust of Wind", de seu último álbum, "Girl", além de sucessos absurdos, como "Blurred Lines". Em todos, encontrou uma semelhança: uma introdução padronizada, estruturada em quatro notas (ouça abaixo).

Para Savage, sinal de que o midas "é um compositor brilhante, mas não se esforça muito na introdução de suas músicas. (...) Todas elas usam o mesmo truque". Repetição ou assinatura própria, fica a seu critério.

O que chama atenção na história toda, além da óbvia recorrência do mesmo recurso na introdução das músicas, é a ausência do hit máximo do produtor na lista. "Get Lucky", o sucesso global, não repete os padrões usados por Pharrell em sucessos anteriores. Se ele tinha uma fórmula até então secreta para criar hits, deve haver uma outra fórmula mais secreta ainda que não foi explorada em todo seu potencial. Estamos no aguardo dos próximos sucessos.


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.