14 de abr. de 2014

Sábado que vem (19) é dia do índio, aniversário do Roberto Carlos e também o dia da loja de discos - ou Record Store Day, como a data é internacionalmente conhecida. Com lugar cativo no calendário desde 2007, a data celebra no mundo inteiro, inclusive no Brasil, sempre no terceiro sábado de abril, a cultura musical das lojas de disco independentes.

Indiretamente, é uma lenha extra para aquecer o combalido mercado fonográfico. Por essa razão, artistas e gravadoras investem gradativamente mais em lançamentos exclusivos para a data. Neste ano, são mais de 600 novidades, entre material inédito, reedições de raridades e produtos que não se resumem ao formato do disco - apesar de vinis dominarem a lista.

Garimpar tudo isso não é fácil. Além da vastidão de lançamentos, os discos não são distribuídos uniformemente entre as lojas participantes e chegam aos estabelecimentos em edições limitadas, geralmente, entre 300 e 7.500 cópias - muita coisa depois acaba caindo na rede, via eBay, ou, claro, via downloads ilegais.

No Brasil, sete lojas em seis estados, mais o Distrito Federal, participam oficialmente do Record Store Day (veja a lista no fim do texto).  Abaixo, segue um filtro bastante modesto de alguns achados da edição 2014 do evento.

Música nova

Bruce Springsteen vem com "American Beauty", EP com quatro inéditas: "American Beauty", "Mary Mary", "Hurry Up Sundown" e "Hey Blue Eyes", todas da safra dos três últimos álbuns do Boss. O Veruca Salt, que deve retornar em breve com disco novo, vai colocar nas lojas o single de "Seether", um de seus principais hits nos anos 1990, com duas novas músicas no lado B. O Garbage, que também prepara disco novo para este ano, faz o aquecimento com o single "Girls Talk". No lado A, um dueto de Shirley Manson com Brody Dalle, "Girls Talk Shit"; no lado B, "Time Will Destroy Everytinhg", sobra de estúdio ainda inédita do último disco da banda. Paul Weller ("Brand New Toy" e "Landslide") e Mazzy Star ("I'm Less Here" e "Things") também liberam material inédito para a data.


Relançamentos

Na onda das efemérides, ganham relançamento o trintão "Ocean Rain", do Echo and the Bunnymen, e o disco de estreia do Outkast, "Southernplayalisticadillacmuzik", que completa duas décadas agora em 2014, ano que marca o retorno da dupla aos palcos. O Soundgarden foca nos singles de "Superunknown", também lançado há vinte anos. A banda coloca nas lojas um box com os cinco singles do disco, incluindo os lados B originais. Rolling Stones e Joy Division terão EPs reeditados: "Got Live If You Want It" (1965), registro ao vivo de turnê inglesa dos Stones e "An Ideal For Living" (1978), disco de estreia da banda de Ian Curtis.


Picture Disc

Caprichados e com um charme a mais, os picture disc - os vinis com imagens impressas direto no disco - são uma minoria na lista de lançamentos, mas têm se tornado corriqueiros, provavelmente pelo apelo que o formato tem para colecionadores. David Bowie é um dos responsáveis por transformar esse tipo de lançamento em uma tradição no evento, com novidades neste formato desde 2012. Neste ano, o camaleão aumenta a sua lista de picture discs com os singles de "1984" e "Rock n' Roll Suicide". Bastille ("Of The Night"), Korn ("The Paradigm Shift) e até Katy Perry ("Prism") entraram na onda.


Fitas K7 

Apostando na febre retrô, o Record Store Day deste ano tem lançamentos de seis artistas no formato das até então finadas fitas K7. Dentre eles, "Recess", estreia de Skrillex em disco, e "Demolicious", uma compilação do Green Day com 17 demos da trilogia "¡Uno!", "¡Dos!", "¡Tré!" e a inédita "State of Shock".


Camisetas

A ideia do Record Store Day é celebrar a cultura do disco, mas também dar aquela faturada, principalmente agora que o evento tem alcance mundial. Junte isso ao fato de camisetas de bandas terem sido alçadas a itens de moda e, pronto, está aí um bom produto para se comercializar. Neil Young é o recordista do segmento neste ano, com quatro estampas sendo lançadas. O My Chemical Romance lança um modelo espirituoso, batizado de Coffin Rocker, remetendo à breve existência da banda (2001-2013). As gêmeas Tegan e Sara também participam, com estampa criada exclusivamente para a data.


Lojas participantes do Record Store Day no Brasil:
Modern Music Discos - Brasília (DF)
Monstro Discos - Goiânia (GO)
Toca do Disco - Porto Alegre (RS)
Passa Disco - Recife (PE)
Plano B Lapa - Rio de Janeiro (RJ)
Neves Records - Santa Bárbara d'Oeste (SP)
The Records - São Paulo (SP)

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.