17 de fev. de 2014

Vegetariano, Thom Yorke ganhou jantar com costeleta de cordeiro inspirado em "Kid A"

Harmonizar pratos elaboradíssimos com vinhos e outras bebidas é para os fracos. O chef Kyle Hanley e o sommelier Joseph Allerton, ambos de Detroit, prepararam um cardápio que harmoniza comida, bebida AND música. Eles criaram um jantar de dez pratos inspirados nas dez faixas de "Kid A", do Radiohead e batizaram o projeto de "A Night With Radiohead".

Cada prato leva o nome de uma das músicas e será servido respeitando a ordem das faixas ao som do disco em questão, obviamente, já que a proposta é ~harmonizar~ geral. Os pratos têm influência da cozinha molecular e levam ingredientes de origem asiática. Vegetarianos (eu e Thom Yorke) aproveitariam uns 40% do jantar apenas. Vinhos prevalecem nas escolhas de harmonização, mas há cerveja e gim em alguns casos.

O menu será servido nesta quarta-feira (19) em um restaurante de Detroit em três horários diferentes. Cada sessão receberá no máximo 12 convidados - no momento em que este post foi escrito, uma das sessões já estava esgotada e as demais tinha menos da metade dos lugares disponíveis. O custo total é US$ 125, incluindo as bebidas. Não há confirmação ainda (talvez dependa da repercussão), mas blogs gringos dizem que o projeto pode se tornar periódico. Neste caso, a cada mês um novo disco seria "harmonizado" com um menu especial. Saiba mais aqui.

Veja o cardápio abaixo traduzido (e explicado) com muita paciência pela dona deste blog:

"Everything in Its Right Place"
- Vieiras tostadas, gel fluido de yuzu (o gel é uma mescla de molho, gel e purê usado na cozinha molecular. O yuzu é uma fruta cítrica do leste asiático) e macarrão celofane frito (massa típica da cozinha asiática à base de amido de feijão ou arroz) com ponzu de capim-cidreira (molho japonês à base de limão) e molho de pimenta. Para harmonizar: Pfalz Riesling (vinho alemão)

"Kid A"
- Caprese negra. Para harmonizar: Alto Adige Kerner (vinho italiano)

"The National Anthem"
- Costeleta de cordeiro na brasa e orelha de porco crocante com redução de laranja vermelha (ou laranja sanguínea, uma variedade da fruta que tem interior vermelho). Para harmonizar: vinho Mourvédre

"How To Disappear Completely"
- Tamboril (espécie de peixe comum na costa europeia) cozido no óleo com aspargos brancos, vinagre balsâmico branco e broto de nabo. Para harmonizar: Leelanau Good Harbour Golden Ale (cerveja belga)

"Treefingers"
- Granita de tomate (receita de origem italiana que consiste em cristais congelados de água e açúcar aromatizados com um terceiro ingrediente, espécie de raspadinha), gim com infusão de coentro e xarope de jalapeño (pimenta originária do México), lima fresca, sal marinho e molho de pimenta

"Optmistic"
- Peito de pato tostado com xarope de açúcar com molho de pimenta rosa e zimbro (fruto do junípero, uma espécie de pinheiro nativo da Europa) confitado. Para harmonizar: Anderson Valley Knez Pinot Noir (vinho americano)

"In Limbo"
- Bouillabaisse (guisado francês preparado à base de variedades de peixes, vegetais e ervas).  VallDolina (vinho espumante espanhol)

"Idioteque"
- Salada de rúcula, ovo sous-vide (cozido em baixa temperatura), croutons com lardo (gordura de certas partes da carne de porco), chips de queijo manchego (de origem espanhola) e panceta crocante com vinagrete de xerez defumado, espuma de limão meyer (um cruzamento de limão com laranja de origem asiática) e pó de alcaparras. Para harmonizar: Mezcal (bebida produzida com a mesma planta base da tequila, mas menos destilada)

"Morning Bell"
- Sorbet de limão meyer. Para harmonizar: gim-tônica

"Motion Picture Soundtrack"
- Mousse de amora e pasta de frutas. Para harmonizar: Niepoort LBV (vinho do porto)

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.