27 de fev. de 2012

Mais uma filha na família das listas de 1001 itens indispensáveis para se conhecer ainda vivo. A mais recente integrante da família é a página 1001 videoclipes para ver antes de morrer. A lista, ainda em construção (140 clipes foram lembrados até agora), é de iniciativa de um brasileiro, João Paulo Porto, um professor de inglês de Campina Grande (PB).

A indicação de cada vídeo é caprichada, com textos sobre os artistas e a produção dos clipes em questão. O pecado - por enquanto e ao meu ver, uma admiradora de videoclipes - é focar na produção internacional. É certo que os gringos dominam a linguagem desse tipo de produto e são os criadores de alguns dos clipes mais memoráveis, mas uma lista desta vastidão pode dar conta também de fazer um traçado da produção nacional, que tem lá seus pontos representativos: os clipes feitos para (e pelo) Fantástico, as produções pensadas para a MTV, os clássicos que Skank e Paralamas, duas bandas que investiram muito em clipes, fizeram durante os anos 90.

Por enquanto, Raul Seixas, com "Gita", é o único do time nacional na seleção. Mas, como disse, a lista ainda está em construção, bem no começo. Ainda tem muito clipe pra rodar.

Vá lá: http://1001videoclips.com/

Um comentário:

  1. obrigado pela divulgação! seu site tmbm eh show de bola... a respeito das produções brasileiras, ainda virão muitas. aguarde rssrsrsr

    um abraco e ate la!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.