15 de jun. de 2011

Embalado pelos grandes festivais que, nesta época do ano (verão no hemisfério norte), pipocam na Inglaterra e em outros países europeus, o jornal inglês The Guardian colocou no ar esta semana um mega especial sobre a história da música moderna.

Como exige esse universo multimídia chamado internet, a cada dia um estilo musical diferente tem sua história passada a limpo através de uma linha do tempo muito bem bolada e de uma playlist (infelizmente, as músicas estão armazenadas no Spotify, serviço de streaming que ainda não está disponível no Brasil, mas uma busca no YouTube resolve parte do problema).

Pop, rock, hip hop, indie e dance foram os ritmos que tiveram sua história resumida até agora. Estão na lista de espera para os próximos dois dias world music (vamos ver como os gringos vão abordar esse "gênero" por demais genérico e preguiçoso do ponto de vista cultural) e jazz foram os estilos musicais selecionados pelo jornal.

A leitura do material toma um certo tempo, mas vale a pena. É um curso do tipo intensivão sobre parte da música popular produzida nas últimas décadas.


Vá lá: www.guardian.co.uk/music/interactive/2011/jun/11/history-modern-music-timeline
PS: Antes que alguém pergunte: não, o Guardian não está me pagando para replicar seu conteúdo online (ontem falei do Glastopoly). É que o jornal é muito legal.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.